Unidade Vila Velha - Av Champagnat, 645, SL 403, CEP 29.101-390, Praia da Costa - Vila Velha - ES

Unidade Serra - R Mantena, S/N, QD P , LT 033, CEP 29.170-002, Nova Carapina I, Serra/ES

(27) 3109 - 8000

(27) 3109 - 8000

(27) 3109 - 8000

(27)3109-8000

Rendimento de grupos de geradores ES: Por que realizar a avaliação?

Rendimento de grupos de geradores ES: Por que realizar a avaliação?

No post de hoje, vamos falar sobre rendimento de grupos de geradores ES e como a R7 Geradores pode oferecer as melhores soluções em fornecimento de energia elétrica ininterrupta no Espírito Santo e no Brasil. Em primeiro lugar, para realizar a avaliação de rendimento do grupo motor gerador MWM é necessário que, antes de tudo, realize-se os testes de potência neste equipamento, com os respectivos testes de funcionamento, por exemplo.

Deste modo, para que o cliente tenha todo o diagnóstico fidedigno com a avaliação de grupo motor gerador, nesse procedimento avalia-se o contexto geral da manutenção! Além disso, componentes essenciais dos geradores, como, por exemplo: manutenção de alternadores, sistema de marcação e admissão de combustível, regulagem e válvulas, bomba injetora, bico injetor, dentre outros sistemas que fazem parte dos geradores são avaliados de acordo com os seus respectivos rendimentos, para que todo o processo de fornecimento de energia elétrica ininterrupto possa trazer resultados para as empresas e plantas industriais no Espírito Santo.

Em segundo lugar, vamos conferir nesta leitura como funcionam os testes de carga para a avaliação do rendimento de grupos de geradores ES! Em outras palavras, isso quer dizer que os testes de carga para geradores consistem em ensaios onde o objetivo geral é avaliar e prever uma eventual pane no gerador MWM antes que ele comece a operar, disponibilizando o suprimento por energia elétrica. Portanto, acompanhe a nossa leitura porque mostraremos também como realizar os testes de funcionamento e potência para a avaliação de rendimento dos geradores MWM.

O que é avaliação de rendimento de grupos de geradores ES e como funcionam os testes de carga para geradores ES?

Quando estamos falando em rendimento de grupos de geradores ES, os testes de carga para geradores ES é um procedimento muito importante, e que visa à realização de testes no grupo motor gerador para testar a carga que compõe um plano de manutenção preventiva, realizado pela R7 Geradores. Em outras palavras, a avaliação de grupos de geradores é composta por testes e planos de manutenção que tem por objetivo verificar a confiabilidade dos geradores MWM. Vamos explicar isso no próximo parágrafo!

Rendimento de grupos de geradores ES
Rendimento de grupos de geradores ES

Em suma, a avaliação de rendimento de geradores MWM consiste do teste de banco de cargas. Pode-se dizer que este teste vai aferir a confiabilidade e resistência de todos os componentes do gerador! Para garantir-se o menor desgaste das peças, como, por exemplo: rolamentos, estator, conexões, válvulas, rotor, mancais, controlador deep sea electronics, quadro de trasnferência QTA, e demais componentes que submetem-se à avaliação técnica de rendimento e testes de carga elétrica, por exemplo.

Em segundo lugar, para o grupo motor gerador ES a avaliação de rendimento está diretamente relacionada com os testes de carga! Deste modo, os testes de carga são simulações nas quais os geradores MWM deverão aumentar a taxa nominal de trabalho com cargas elétricas, portanto.

Pode-se dizer também que nestas condições de teste, leva-se os geradores à operação extrema de sua capacidade. Onde geram-se gráficos de fluxo de carga por equipamentos automáticos de monitoramento! E o principal objetivo dos testes de avaliação de carga de geradores é determinar os valores máximos de sua operação quando submetidos às cargas elétricas com densidades e fluxos diferentes, por exemplo.

Além disso, quando estamos falando em testes de fluxo de carga para geradores MWM, é importante lembrar também sobre o conceito de leis indispensáveis na física! Como a Lei de Faraday e a Lei de Coulomb, por exemplo. Portanto, para que você entenda por completo como funciona a parte teórica da avaliação de rendimento e testes de carga para o grupo motor gerador, vamos explicar brevemente estes conceitos físicos teóricos logo abaixo:

Lei de Faraday: A Lei de Faraday refere-se à indução eletromagnética. Em outras palavras, este conceito físico é o fenômeno no qual percorre-se um condutor por uma corrente elétrica induzida quando imerso em uma região de fluxo de campo magnético oscilante, conforme a imagem a seguir representa:

Indução eletromagnética (Fonte: Brasil Escola)
Indução eletromagnética (Fonte: Brasil Escola)

Deste modo, de acordo com a Lei de Faraday, quando há variação de fluxo de campo magnético em algum circuito condutor, como em uma bobina, uma força eletromotriz induzida, ou seja, uma tensão elétrica, surge nesse condutor. Isso quer dizer que o fluxo magnético por sua vez diz respeito à quantidade de linhas de campo magnético que atravessam uma área. Neste caso, essa grandeza física é medida em Wb (Weber ou T/m²), relacionada à intensidade do campo magnético com a área e o ângulo entre as linhas de campo magnético e a reta normal da área.

  • Lei de Coulomb: Esta lei diz respeito à intensidade das forças de atração ou de repulsão, que agem em duas cargas elétricas puntiformes. Ou seja: cargas de dimensões desprezíveis. Deste modo, quando colocam-se estas cargas em presença uma da outra, devem-se considerar duas cargas elétricas puntiformes, Q1 e Q2, separadas pela distância d. Portanto, sabemos que, se os sinais dessas cargas forem iguais, elas se repelem e, se forem diferentes, se atraem. Além disso, isto acontece devido à ação de forças de natureza elétrica sobre elas.
Neste sentido, essas forças são de ação e reação e, portanto, têm a mesma intensidade, a mesma direção e sentidos opostos. Portanto, deve-se notar também que, de acordo com o princípio da ação e reação, elas são forças que agem em corpos diferentes e, portanto, não se anulam. De acordo com a Lei de Coulomb, verificou-se experimentalmente que as forças de atração ou de repulsão entre duas cargas elétricas puntiformes são diretamente proporcionais ao produto das cargas e inversamente proporcionais ao quadrado da distância que as separa, por exemplo. A imagem abaixo exemplifica este fenômeno físico:

Lei de Coulomb (Fonte: Brasil Escola)
Lei de Coulomb (Fonte: Brasil Escola)

Fonte: Livro “Física Completa” – Bonjorno, 2001 (Editora FTD).

Fonte: Brasil Escola (https://brasilescola.uol.com.br/).

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os conceitos teóricos da avaliação de rendimento de grupos de geradores ES, podemos concluir esta seção explicando brevemente como funcionam os testes práticos de avaliação de fluxo de carga para geradores MWM. Confira!

Alimentação de carga ao grupo motor gerador: Alimentam-se Os Kilowatts (KW) progressivamente ao longo do teste, com o mesmo intervalo de tempo, por exemplo.

Monitoramento da capacidade elétrica e confiabilidade: Com este procedimento de alimentação, os testes de avaliação de confiabilidade proporcionam a medida da capacidade elétrica do grupo motor gerador, assim como a sua confiabilidade.

Avaliação do quantitativo de esforço e carga em KW: Os testes de avaliação de rendimento de geradores MWM não monitora só o quantitativo do esforço e quantidade de energia, mas também esta proporção está relacionada à carga em Kilowatts (KW) que é recebida durantes os testes de avaliação de rendimento.

Monitoramento da frequência da corrente elétrica: Com os testes de avaliação de rendimento do grupo motor gerador, monitora-se também a frequência da corrente elétrica criada com o gerador funcionando, obtendo-se valores nominais mínimos e máximos durante a sua operação, por exemplo.

Monitoramento e avaliação da pressão interna: Monitoram-se também a pressão interna sobre o óleo dos geradores MWM! Isso quer dizer que deve-se levar em consideração o comportamento hidrostático e hidrodinâmico da mecânica do fluído durante a sua dinâmica do óleo no sistema de geração de energia elétrica.

Avaliação de rendimento da tensão e corrente: A tensão nominal mínima (Vmin) e tensão nominal máxima (Vmax) também são objetivos da avaliação de rendimento do grupo motor gerador. Além disso, a corrente nominal mínima (Imin) e a corrente nominal máxima (Imax) também são elementos de monitoramento e controle durante a avaliação de rendimento do grupo motor gerador.

Avaliação dos picos de carga de energia: Este monitoramento tem por objetivo simular picos de carga no grupo motor gerador para avaliar a capacidade dos geradores MWM lidar com problemas relacionados ao fluxo de carga em uma situação real, portanto.

Portanto, nesta seção vimos como o grupo motor gerador ES se comporta na avaliação de rendimento e testes de fluxo de carga! Se você ficou interessado(a) e quer saber mais a respeito das soluções da R7 Geradores para grupo motor gerador, acesse agora mesmo a nossa página e solicite um orçamento. Contamos com toda a experiência de mercado para proporcionar à sua empresa as melhores soluções em fornecimento ininterrupto de energia.

Como realizar os testes de funcionamento e potência para a avaliação de rendimento de grupos de geradores ES?

Grupo motor gerador ES
Grupo motor gerador ES

Agora que você já viu como funciona a avaliação de rendimento para os geradores Grande Vitória – ES, nesta seção vamos falar sobre como realizar os testes de funcionamento e potência para a avaliação de rendimento de geradores. Em outras palavras, os testes de potência de grupos de geradores de acordo com Paulo et. al., tem o objetivo de avaliar o desempenho elétrico e as emissões de gases poluentes do grupo motor gerador abastecido com diesel, por exemplo.

Deste modo, para realizar-se o teste de potência, utilizam-se misturas de diesel a fim de obter os índices de ponto de fulgor. Além disso, depois que estas avaliações são realizadas, determina-se o desempenho elétrico do grupo motor gerador a partir de um banco de cargas resistivas.

Portanto, a partir deste monitoramento e avaliação de rendimento da potência de geradores, pode-se determinar a potência total e a potência de cada fase dos testes de monitoramento. Além disso, durante os ensaios de potência com o grupo motor gerador, também há o monitoramento das emissões de gases CO2 por sensores instalados no sistema de exaustão dos geradores.

Deste modo, para determinar-se o rendimento de grupos de geradores ES através dos testes de potência, deve-se analisar as seguintes variáveis com relação ao consumo do grupo motor gerador, por exemplo:

Emissão de gases: Monitoram-se os gases O2, CO, CO2, NO2, NOX, SO2 e HC através de sensores instalados no sistema de exaustão, para que se possa determinar a eficiência na queima (combustão) e consumo de combustível, por exemplo.

  • Teste de funcionamento para o consumo de combustível: Analisa-se a variação do peso do combustível, monitorado em uma balança de precisão, por exemplo.
Teste de funcionamento da potência: Está relacionado com o desempenho elétrico do grupo motor gerador. Deste modo, o diesel comercial e misturas de biodiesel são avaliados a partir da transesterificação em duas etapas. Isso quer dizer que o desempenho da potência dos geradores de energia elétrica é determinado pelo tipo de combustível utilizado no sistema. Ou seja: o biodiesel comercial, misturas de biodiesel e o biodiesel produzido a partir de óleos em transesterificação, por exemplo.

  • Testes de funcionamento da eficiência térmica: Para a avaliação da eficiência térmica, analisa-se também o tipo de combustível biodiesel ou diesel utilizado no sistema de combustão do grupo motor gerador. Onde as misturas primárias de biodiesel apresentam melhor desempenho, por exemplo.
Ainda segundo Paulo et. al. com relação ao desempenho elétrico da potência para os geradores Grande Vitória – ES, utiliza-se um grupo motor gerador onde monitora-se a potência nominal do gerador, que é adaptado para a avaliação das emissões gasosas resultantes do processo de combustão, por exemplo.

Além disso, utiliza-se o desempenho elétrico do grupo motor gerador, ou seja, a potência efetiva a partir de um banco de cargas resistivas. A tabela abaixo mostra as características de potência para geradores de 55 kVA – 60 Hz, por exemplo:

EspecificaçãoUnidadeDescrição
Norma ISO8528
FrequênciaHz60
Fator de potência 0.8
Tensão em 3 fasesVca220/127-380/220-440/254
Sistema de operação Stand-by / Prime / COP
Potência motor dieselCV73.3 / 66.5 / 53
Combustível tanque Removível em base de 100 litros
Consumo (± 5%)I/h13.7/12.4/11.1
Autonomia combustívelh7.3 / 8 / 9
Bateria 12V – 95Ah – 750CCA
Potência do geradorkVA / kW55/44 – 50/40 – 40/32
Desempenho elétrico do grupo motor gerador

Podemos finalizar esta seção afirmando-se que durante a realização dos testes de potência em grupo motor gerador, o motor é operado em uma rotação constante. Uma vez que o desempenho elétrico do gerador é obtido utilizando-se um banco trifásico como carga elétrica, neste caso. Além disso, a carga elétrica aplicada para a avaliação do rendimento durante o teste de potência deve corresponder a 85% da potência máxima do gerador, que neste caso é de 32 kVA a 55 kVA.

Em suma, deve ser instalado também um dispositivo digital na entrada do banco de carga resistiva durante os ensaios de testes de potência! Para que os parâmetros globais do sistema grupo motor gerador possam ser analisados a partir de franquência de entrada para os transformadores de corrente e transformadores de potenciais, avaliando-se também os parâmetros separados por fases de teste de carga e os cálculos do fator de potência.

Como realizar o contexto geral da manutenção com a avaliação de rendimento de grupos de geradores ES?

Testes de carga para geradores MWM
Testes de carga para geradores MWM

Para o aluguel de geradores no Espírito Santo, o contexto geral da manutenção preventiva e manutenção corretiva também influencia no processo de avaliação de rendimento de geradores. Em outras palavras, durante o processo de manutenção, os testes de carga e testes de rendimento de potência podem ser realizados com a apuração do desempenho elétrico e medidas do consumo de combustível do grupo motor gerador.

Deste modo, isso quer dizer que o contexto geral da manutenção dos geradores pode e deve ser realizado com a avaliação de rendimento do grupo gerador! Para tanto, durante a manutenção preventiva, os parâmetros de carga e potência explicados nas seções anteriores são monitorados durante a manutenção através de equipamentos e sensores específicos conectados ao gerador. Para que curvas de potência e relatórios de desempenho da capacidade elétrica dos geradores MWM possam ser visualizadas. Conferindo à equipe técnica a demonstração do contexto geral de como encontram-se a eficiência e desempenho dos geradores de energia elétrica.

Avaliação do rendimento de grupos de geradores ES – R7 Geradores: Por que podemos oferecer as melhores soluções em peças e assessórios MWM para automatização de geradores?

Aluguel de geradores no Espírito Santo
Aluguel de geradores no Espírito Santo

A R7 Geradores é Especializada em  Manutenção, Instalação e aluguel de geradores no Espírito Santo

Empresa capixaba com sede no Município de Vila Velha Espírito Santo: Fornecemos os serviços de Manutenção Preventiva e Emergencial para a geração de energia do seu negócio. Contamos com uma equipe de Especialistas e Consultores especializados para responder as suas dúvidas com relação à manutenção preventiva e testes elétricos com geradores Grande Vitória – ES

A R7 Geradores é Especializada em  Manutenção, Instalação e Venda de Grupos Geradores! Somos também um Serviço Autorizado MWM Geradores no Espírito Santo! Portanto, podemos propor a solução ideal em serviços e aplicações de manutenção e instalação de geradores ES de acordo com os procedimentos padrão para a realização da avaliação de rendimento de grupos de geradores ES e fornecimento ininterrupto de energia elétrica para empresas. 

Você tem dúvidas sobre gerador de energia para backup no Espírito Santo? Deixe nos comentários. 

A R7 Geradores tem a linha completa de Grupos Geradores de 10kVA a 1.250kVA para atender sua necessidade em energia segura e de qualidade. Não arrisque! Entre em contato com nossa equipe de consultores e especialistas, que iremos atendê-lo com maior prazer. 

Temos o melhor custo-benefício do mercado. 

Consulte-nos para agendarmos uma visita e fazermos o seu orçamento!!! 

CONTATOS 

Telefones: 27 3109-8000 / 27 99581-0001 

[email protected]