Unidade Vila Velha - Av Champagnat, 645, SL 403, CEP 29.101-390, Praia da Costa - Vila Velha - ES

Unidade Serra - R Mantena, S/N, QD P , LT 033, CEP 29.170-002, Nova Carapina I, Serra/ES

(27) 3109 - 8000

(27) 3109 - 8000

(27) 3109 - 8000

(27)3109-8000

Qual o ciclo de manutenção para gerador de energia?

Qual o ciclo de manutenção para gerador de energia?

No post de hoje, vamos falar sobre o ciclo de manutenção para gerador de energia e como a definição de um plano de instalação e manutenção estratégico influencia no bom funcionamento do grupo motor gerador (GMG). Além disso, o gerador de energia é o equipamento que como o próprio nome já indica, é capaz de produzir energia elétrica em casos de falta desta! Uma vez que a rede de fornecimento de energia se encontra inoperante ou apresenta falhas, suprindo, portanto, a demanda por energia elétrica.

Deste modo, ele é comumente usado em grandes estabelecimentos cujo fornecimento de energia não pode ser interrompido, como hospitais, hotéis, shoppings, entre outros. Em outras palavras, a intenção do plano de manutenção preventiva de geradores de energia é definir a periodicidade e frequência com que os equipamentos devem ser submetidos a manutenções! Dando ênfase às peças relativas à segurança operacional, ou seja, peças dos sistemas de segurança e prevenção de acidentes.

Portanto, a implementação do plano de ciclo de manutenção para gerador de energia acarreta em um melhor aproveitamento da vida útil do equipamento, uma vez que mantê-lo em bom estado de funcionamento é mais vantajoso que repará-lo em uma possível falha. Acima de tudo, a R7 Geradores no ES disponibiliza uma linha completa de geradores MWM para a sua aplicação! Acesse o link da nossa página e saiba mais sobre as nossas soluções.

Como funciona o ciclo de manutenção para gerador de energia e o funcionamento do grupo motor gerador?

Ciclo de manutenção para gerador de energia
Ciclo de manutenção para gerador de energia

Uma vez que pensamos em ciclo de manutenção para gerador de energia, há três níveis de manutenção que levam-se em consideração. Como explicaremos no próximo tópico desta leitura. Portanto, são eles: o nível 1 envolvendo a manutenção preventiva; manutenção corretiva; e manutenção controlada/preditiva. Já o nível 2 deste ciclo envolve amanutenção programada; manutenção não programada; manutenção em campo; e a manutenção fora de campo; Além disso, o nível 3 contempla a manutenção corretiva planejada; manutenção corretiva não planejada; manutenção preventiva sistemática; manutenção preventiva periódica; mautenção detectiva pró-ativa; manutenção autônoma; manutenção produtiva total (TPM) e gestão de engenharia de manutenção.

Portanto, para as questões do ciclo de manutenção para gerador de energia também é importante levar-se em consideração que o grupo motor gerador (GMG) é composto por dois motores de combustão interna que utilizam diesel como combustível, refrigerados à água e acoplados a geradores de energia elétrica, por exemplo. Deste modo, monta-se todo o sistema no interior de uma sala com isolamento acústico! Em outras palavras, os equipamentos trabalham paralelamente. Gerando uma tensão total de 750 kVA em corrente alternada. Suficiente para atender a demanda dos empreendimentos onde são aplicados sem a necessidade de consumo de energia elétrica da concesionária que fornece o abastecimento de energia elétrica.

Entretanto, viabiliza-se esta situação somente em horário de pico onde o custo do kW fornecido pela concessionária é maior. Deste modo, o ciclo de manutenção para gerador de energia é essencial para que todos os componentes do grupo motor gerador possam operar com 100% de sua capacidade nestas situações.

Além disso, o sistema de geração de energia é composto também por um quadro elétrico de transferência automática com função de detectar falha no sistema de abastecimento de energia do gerador MWM. E imediatamente ligar os geradores! Que passam então a fornecer enegia elétrica ao empreendimento. Acima de tudo, este procedimento demanda aproximadamente três minutos. E acontece também nos horários de pico, substituindo a enercia fornecida pela concessionária.

Portanto, se você está pensando em aluguel de geradores no ES, conte com a R7 Geradores! Possuímos toda a experiência e soluções ideais para que o seu comércio ou empreendimento no ES e no Brasil esteja coberto com a segurança e eficiência dos geradores MWM. Além disso, acessando-se a nossa página é possível solicitar um orçamento com a nossa equipe de consultores. Ao realizar o seu cadastro em nosso site, um de nossos técnicos poderá agendar uma visita na sua empresa! E você vai poder descubrir todas as soluções e inovações em fornecimento ininterrupto de energia elétrica.

Por que o plano estratégico é fundamental no ciclo de manutenção para gerador de energia?

Ao pensarmos em ciclo de manutenção para gerador de energia, é improtante também definir um plano estratégico de instalação e manutenção do grupo motor gerador (GMG) na planta do empreendimento, por exemplo. Em segundo lugar, neste tópico vamos falar sobre os níveis de manutenção do gerador ES, os quais contemplam: nível 1, nível 2 e nível 3 de manutenção demonstrados no começo desta leitura. Confira:

Nível 1 – Envolvendo a manutenção preventiva; manutenção corretiva; e manutenção controlada/preditiva:

1. Planejam-se ações da manutenção preventiva em intervalos predeterminados, com base na vida útil dos componentes, para reduzir a probabilidade de falhas nos equipamentos. Dessa forma possibilita-se evitar paradas não programadas, por exemplo.

2. Já a Manutenção corretiva (conforme a Norma NBR 5462) é manutenção realizada após a falha ou pane do componente, para colocá-lo em funcionamento novamente. É considerada o tipo de manutenção mais cara para a empresa, leva mais tempo e causa prejuízos na produção.

3. Também conhecida como manutenção controlada, a manutenção preditiva permite garantir uma qualidade de serviços desejada, com base na aplicação sistemática de técnicas de análise, utilizando-se de meios de supervisão centralizados ou de amostragem, para reduzir ao mínimo a manutenção preventiva e diminuir a manutanção corretiva, por exemplo.

Nível 2 – Envolvendo a amanutenção programada; manutenção não programada; manutenção em campo; e a manutenção fora de campo:

  1. A manutenção programada consiste de todas as tarefas de manutenção a serem realizadas de acordo com as limitações de tempo previamente estabelecidas. A empresa deve desenvolver procedimentos para registrar os resultados de inspeções, testes, cheques, medidas, etc.
  2. Já a manutenção corretiva emergencial é chamada de não-programada, pelo fato de ter pulado as etapas de planejamento e programação. O equipamento é quem decidiu o momento em que a manutenção aconteceria, por esse motivo, ela é a manutenção mais cara, perigosa e demorada para a empresa, por exemplo.
  3. Além disso, a manutenção em campo vai até onde o gerador de energia elétrica está instalado, e o técnico realiza todos os reparos necessários.
  4. Por outro lado, a manutenção fora de campo é o serviço que possui todas as regras e customizações sobre o tipo de atendimento para cada perfil de cliente. Mantém informações on-line que permitem a interação completa entre as áreas e etapas, resultando em disponibilidade para as soluções dos clientes, por exemplo.

Nível 3 – Contempla a manutenção corretiva planejada; manutenção corretiva não planejada; manutenção preventiva sistemática; manutenção preventiva periódica; mautenção detectiva pró-ativa; manutenção autônoma; manutenção produtiva total (TPM) e gestão de engenharia de manutenção:

  1. A manutenção corretiva planejada é aquele reparo feito de maneira previamente programada. Com todos os recursos necessários antes que a falha aconteça, este tipo de manutenção ajuda a solucionar uma situação antes que, de fato, ela se torne um problema.
  2. Já a manutenção corretiva não planejada ocorre de maneira randomizada e inesperada. Ou seja, não há nenhum tipo de supervisão sobre o equipamento. Também é conhecida como manutenção não programada, ou ainda manutenção emergencial. Neste caso, é comum que o equipamento apresente falhas graves e deixe de funcionar, por exemplo.
  3. A manutenção preventiva sistemática, também conhecida como manutenção preventiva, a manutenção sistemática é o ato de examinar e checar um equipamento, com a finalidade de localizar possíveis danos e analisar para saber se as condições técnicas do equipamento estão em estado de operação com confiabilidade.

4. Por outro lado, a manutenção preventiva periódica é composta por uma verificação completa em todos os sistemas vitais do caminhão, garantindo que ele permaneça sempre funcionando de forma plena. Sem ela, você assume dois riscos iminentes: causar um acidente ou, por problemas mecânicos, ficar sem trabalhar por um longo período, por exemplo.

5. A manutenção detectiva pró-ativa é uma estratégia de manutenção preventiva que funciona para corrigir as causas profundas da falha e evitar avarias causadas pelas condições do equipamento subjacente. O objetivo da manutenção proativa é ver falhas de máquina como algo que pode ser antecipado e eliminado antes de se desenvolverem.

6. Além disso, a manutenção autônoma tem como objetivo desenvolver nos operadores o cuidado com suas máquinas e a capacidade de inspecioná-las e detectar eventuais problemas existentes. Com essa detecção precoce dos problemas (falhas) pode-se gerenciar melhor as causas de paradas e as quebras dos equipamentos, por exemplo.

7. Já o TPM (Total Productive Maintenance), ou Manutenção Produtiva Total, consiste em um conjunto de estratégias e procedimentos que visa garantir o pleno funcionamento das máquinas em um processo produtivo, para que a produção não seja interrompida e que não haja perda de qualidade no produto final.

Viu só como o ciclo de manutenção para gerador de energia são questões e planos estratégicos muito importantes que devem ser levados em consideração pela equipe de manutenção e instalação de geradores ES? Portanto, conte com a R7 Geradores quando o assunto é fornecimento ininterrupto de energia elétrica seguro e eficiente! Acessando-se a nossa página no ES é possível encontrar todos os serviços que podemos oferecer para o seu empreendimento com qualidade e 100% seguro!

Ciclo de manutenção para gerador de energia – R7 Geradores: Por que podemos oferecer as melhores soluções ao escolher um gerador de energia no ES?

A R7 Geradores é Especializada em Manutenção, Instalação e venda de geradores no ES.

Empresa capixaba com sede no Município de Vila Velha Espírito Santo: Fornecemos os serviços de Manutenção Preventiva e Emergencial para a geração de energia do seu negócio. Contamos com equipe de Especialistas e Consultores especializados para responder as suas dúvidas em relação à venda de geradores no ES!

 
R7 Geradores é Especializada em Manutenção, Instalação e Venda de Grupos Geradores! Somos também um Serviço Autorizado MWM Geradores no Espirito Santo! Portanto, podemos propor a solução ideal em ciclo de manutenção para gerador de energia e fornecimento ininterrupto de energia no ES.

Grupo motor gerador no ES
Grupo motor gerador no ES

Você tem dúvidas sobre gerador de energia para backup no Espírito Santo? Deixe nos comentários.

A R7 Geradores tem a linha completa de Grupos Geradores de 10kVA a 1.250kVA para atender sua necessidade em energia segura e de qualidade. Não arrisque! Entre em contato com nossa equipe de consultores e especialistas, que iremos atendê-lo com maior prazer.

Temos o melhor custo-benefício do mercado. Consulte-nos para agendarmos uma visita e fazermos o seu orçamento!!!

CONTATOS

Telefones: 27 3109-8000 / 27 99581-0001

[email protected]

https://www.facebook.com/R7GeradoresdeEnergia
https://br.linkedin.com/company/r7geradores
https://www.instagram.com/r7geradores/