Unidade Vila Velha - Av Champagnat, 645, SL 403, CEP 29.101-390, Praia da Costa - Vila Velha - ES

Unidade Serra - R Mantena, S/N, QD P , LT 033, CEP 29.170-002, Nova Carapina I, Serra/ES

(27) 3109 - 8000

(27) 3109 - 8000

(27) 3109 - 8000

(27)3109-8000

Manutenção em Geradores: Saiba como resolver os principais problemas

Manutenção em Geradores: Saiba como resolver os principais problemas

Descrição: Neste post, separamos algumas dicas que vão ajudá-lo(a) a saber o que é manutenção de geradores e como realizar a manutenção preventiva junto ao Grupo Motor Gerador (GMG). Confira:

Em primeiro lugar, o gerador de energia é um dos equipamentos mais importantes para empresas, hospitais e indústrias de diversos segmentos. Deste modo, este é o equipamento responsável pela geração ininterrupta de energia elétrica nestes locais! Portanto, a manutenção de geradores deve-se ser realizada de forma correta e segura. Seguindo-se as normas regulamentadoras (NRs) para que todo o processo de transformação de energia mecânica em elétrica (Kw) seja completo.

No entanto, para garantir um bom funcionamento, é necessário a realização da Manutenção preventiva e preditiva para estes sistemas de geração de energia elétrica. Inicialmente, a falta de manutenção preventiva dos geradores pode causar falhas em seu sistema elétrico. Em situações mais críticas a falta de manutenção adequada nos geradores causa incêndios no local, por exemplo. Além disso, vamos entendemos próximos tópicos um pouco mais os motivos de acidentes! E a importância  de um cronograma eficiente para as manutenções periódicas para o grupo motor gerador (GMG).

Portanto, para a manutenção de geradores a R7 geradores, estuda-se também questões relacionadas às Normas de Segurança (NR-12). Acima de tudo, deve-se manter a segurança e saúde no trabalho! Para que, deste modo, problemas em geradores, como, por exemplo: Vazamento de combustível, Ar no sistema de combustível , Falha da bateria , Carbonização, E problemas com componentes eletrônicos, por exemplo, evite-se ocorrer.

Manutenção de Geradores: Por que ocorre o vazamento de combustível?

Em primeiro lugar, com relação à correta manutenção de geradores, os vazamentos podem ocorrer em sistemas que não passam por cuidados periódicos, por exemplo. Ou que estão expostos às ações do tempo em locais inadequados. Isto pode causar rachaduras nas mangueiras e válvulas por onde o combustível passa. Deste modo, o vazamento de combustível, além de trazer riscos de incêndio, pode ocasionar o problema anterior de ar! Além disso, pode-se ocorrer problemas no sistema global do gerador MWM. Causando ainda mais falhas no gerador(GMG).

Ar no sistema de Combustível: Como resolver?

Em suma, quando o gerador de energia elétrica fica um longo tempo sem funcionar  pode-se  possibilitar a entrada de ar no sistema global do gerador. Deste modo, isso provoca-se falhas na partida do equipamento gerador de energia elétrica. Além disso, uma maneira de evitar-se este transtorno é acionando-se o gerador semanalmente! Portanto, seguindo-se os protocolos de segurança, mesmo que por um curto período de tempo, com este procedimento possibilita-se o correto funcionamento do equipamento. Neste sentido, esta prática ajuda a manter  todo o sistema em melhores condições de funcionamento! E detectar falhas precocemente evitando-se maiores prejuízos econômicos e financeiros.

Manutenção de Geradores e Falha da bateria: Possíveis causas?

Em segundo lugar, a maioria das falhas no gerador é causada por problemas na bateria. Além disso, os problemas na bateria do gerador, são comumente causados pelo acúmulo de sulfatos nas placas de chumbo-ácido. Deste modo, a manutenção de geradores é uma excelente alternativa para que diminua-se ou anule-se estas possíveis causas de falha em circuito elétrico de potência do Grupo Motor Gerador (GMG).

Acima de tudo, se isso avançar muito, pode comprometer o nível de corrente elétrica do gerador. E, assim, inutilizar a bateria do circuito elétrico de potência. Deste modo, vale-se a pena optar pelas baterias seladas (que minimizam o problema). Neste sentido, deve-se sempre, respeitar as orientações do fabricante dos geradores. Onde elas indicam os períodos de manutenção e trocas das baterias do circuito elétrico de potência.

Carbonização em Geradores : Como evitar?

Sabe-se que os geradores com motor diesel geralmente são projetados para operar com uma carga de 70% a 80% da potência nominal para o Grupo Motor Gerador (GMG). Esta é a melhor forma de garantir a eficácia local e global do sistema gerador de energia elétrica, e através também da manutenção de geradores, por exemplo! Deste modo, os geradores que funcionam com baixa carga por um longo período acumulam resíduos de combustível na forma de partículas carbonizadas dentro do sistema global do GMG.

Além disso, utilizam-se outros resíduos como, por exemplo: Óleo, Água condensada. E outros ácidos. Para limpar o sistema e evita-se falhas no gerador. Portanto, é recomendável que o motor (GMG) funcione a plena carga por algum tempo para queimar o excesso de combustível. Decorrente do processo de geração de energia elétrica (Kw).

Manutenção de Geradores e Problemas com disjuntores e / ou fusíveis: Como prevenir?

Em suma, no caso de falha do gerador devido a um disjuntor desarmado ou um fusível queimado, por exemplo. O motivo dessa falha deve-se ser verificado! Além disso, com este procedimento, consegue-se atuar sobre o problema e resolvê-lo através da manutenção de geradores. Deste modo, ao invés de forçar o reset do disjuntor ou trocar o fusível. O que pode causar sérios danos ao sistema, por exemplo. Onde se atuou preventivamente para interromper uma sobrecarga, um curto-circuito ou outros riscos de fator de potência elétrica ao sistema global.

Líquido de arrefecimento Insuficiente: O que pode ser?

Em primeiro lugar, os geradores elétricos são projetados para desligar-se quando ficam muito quentes. Quando um gerador tem fluído refrigerante insuficiente, por exemplo. Ele não está preparado para operar por um longo tempo e podem desligar-se quando uma instalação mais precisar. Deste modo, deve-se sempre verificar o líquido de arrefecimento e as suas principais causas-raízes de perdas no sistema global do Grupo Motor Gerador (GMG).

Manutenção de geradores e Erros de configuração de controle: Como programar o disjuntor deep sea electronics?

Em suma, muitos geradores falham na partida porque seus controles de disjuntor de transferência automática são deixados na configuração errada após a manutenção ou teste! Além disso, se o procedimento de reinicializarão adequado não for seguido, por exemplo. Algum erro de controle também pode ocorrer após um desligamento por falha elétrica, por exemplo. Deste modo, deve-se sempre realizar a manutenção de geradores para que as falhas e erros de configuração de controle sejam programados junto as disjuntor deep sea electronics! Onde as chaves de acionamento e desligamento são devidamente configuradas no projeto do circuito elétrico. Evitando-se erros de partida do Grupo Motor Gerador (GMG).

Combustível Sangrado De Volta: Como identificar?

Pode-se dizer que quando o combustível sangra de volta para o tanque de combustível do gerador, por exemplo. Em vez de ir para o motor, o ar no mecanismo de injeção ou válvulas de retenção defeituosas podem ser a causa  raiz desta ação. Em ambos os casos, o gerador se comporta como se estivesse sem combustível! Deste modo, devem-se identificar estas causas. Analisando-se através de um plano de inspeção (NR-12) e corrigindo-se os erros de combustível sangrando.

Manutenção de geradores tanque de combustível vazio: Quais são as causas?

Pode-se afirmar que alguns problemas na manutenção de geradores são quando os medidores de combustível presos e medidores de combustível que lêem os níveis de combustível incorretamente. Geralmente causam tanques de combustível vazios! Além disso, os tanques vazios também podem resultar do teste de um gerador mês após mês. Sem verificar-se seu nível de combustível. Deste modo, deve-se sempre verificar os níveis de combustível dos tanques de combustível. Portanto, seja através de sensores conectados ao Grupo Motor Gerador (GMG). Ou realiza-se a leitura periódica, por um técnico responsável, por exemplo.

Ficou interessado(a) e quer saber mais a respeito das Normas de Segurança (NR-12) para o Grupo Motor Gerador (GMG)? Então acesse agora mesmo o link deste site (https://www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br/composicao/orgaos-especificos/secretaria-de-trabalho/inspecao/seguranca-e-saude-no-trabalho/ctpp-nrs/norma-regulamentadora-no-12-nr-12) e confira mais sobre normas de segurança e saúde no ambiente de trabalho!

A R7 Geradores é Especializada em Manutenção, Instalação e Venda de Grupo Motor Geradores. Empresa capixaba com sede no Município de Vila Velha ES fornecemos  o serviços de Manutenção Periódica ou Emergencial  para a geração de  energia do seu negócio. Contamos com  equipe de Especialistas e Consultores a para responder as suas dúvidas!

R7 Geradores o Serviço Autorizado MWM Geradores!