Unidade Vila Velha - Av Champagnat, 645, SL 403, CEP 29.101-390, Praia da Costa - Vila Velha - ES

Unidade Serra - R Mantena, S/N, QD P , LT 033, CEP 29.170-002, Nova Carapina I, Serra/ES

(27) 3109 - 8000

(27) 3109 - 8000

(27) 3109 - 8000

(27)3109-8000

Geradores de energia e sua aplicabilidade – Saiba como funciona

Geradores de energia e sua aplicabilidade – Saiba como funciona

Geradores de energia e sua aplicabilidade – Saiba como funciona

Descrição: Neste post, separamos algumas dicas que vão ajuda-lo(a) a saber como funciona os geradores de energia elétrica e quais são as suas
aplicabilidades dentro das empresas.

Os geradores de energia são máquinas que fornecem energia elétrica, convertendo energia mecânica em eletricidade. Deste modo, essas máquinas geradoras de energia podem ser bastante úteis, especialmente durante falhas de energia. Elas podem atuar também como, por exemplo, geradores de energia de reserva. As máquinas geradoras também fornecem energia em locais onde a energia da rede elétrica não está disponível (acampamentos, minas, etc.). Os geradores de energia são usados em todos os tipos de aplicações: residenciais, utilização em indústrias, e uso comercial.

Além disso, existem muitos tipos de máquinas geradoras de energia nos dias de hoje. O tipo mais comumente usado de geradores de energia são os geradores de corrente alternada (CA). Mas quais são exatamente as diferenças entre um gerador de corrente alternada e outros tipos de geradores?

Portanto, serão mostrados nos próximos tópicos deste artigo aspectos técnicos importantes na geração de energia elétrica. Como, por exemplo: o conceito de geradores (CA), semelhança aos geradores (DC) e quais são as desvantagens dos geradores (CA). Acima de tudo, explicaremos os fundamentos práticos de como aplicar os geradores de energia em sua empresa!

Os Geradores de energia CA

Em primeiro lugar, os geradores (CA) comumente conhecidos como “alternadores” - são máquinas que geram uma corrente alternada. Ou seja, a potência ou tensão que o gerador produz transpõe alternativamente (de polaridade positiva para polaridade negativa), gerando assim mudança correspondente no curso do fluxo de sua corrente.
Em outras palavras, isto quer dizer que estes geradores (CA) são responsáveis pela transformação da energia mecânica cinética em energia elétrica (KW) através do movimento das polias acopladas ao módulo motor-gerador dos motores a diesel dos geradores de energia!

Semelhante aos Geradores de energia DC

Os geradores AC precisam de bobinas para “cortar” os links de energia de um “campo magnético”. Deste modo, a bobina ou bobinas são conectadas a “anéis coletores” que entregam o fluxo de “e” para o “destino da carga”, completando assim o processo. Na metade da revolução completa, a bobina corta a área próxima à polaridade norte do campo magnético. Portanto, os elétrons passam pelo fio e um anel coletor no lado inferior torna-se "positivamente carregado".

Quando a bobina para nas proximidades do pólo sul do fio em sua segunda metade de revolução, o anel deslizante inferior muda de carga positiva para negativa e os elétrons têm fluxo pelo fio. Quanto mais rápido a bobina gira, mais rápido o elétron viaja, aumentando assim a taxa de recorrência (determinada em “Hertz”) da corrente gerada pelo gerador AC.

R7 Geradores de energia no Espírito Santo

Ficou interessado (a) e quer saber mais a respeito de soluções em geradores de energia? Então acesse o link da R7 Geradores no Espírito Santo ( https://r7geradores.com.br/blog/ ) e confira as novidades do nosso blog para empresas, comércios, hospitais e escolas no ES. Contamos com uma equipe técnica qualificada e bem-preparada em atendê-lo (a).

Principais desvantagens dos Geradores CA

Uma das principais desvantagens dos geradores CA é que o motor deve ter alto nível de corrente fluindo pelos contatos giratórios. Além disso, pode-se criar faíscas e calor, os quais dissipam energia e podem reduzir a vida útil do motor. A maioria das turbinas de CA gera um campo magnético criado por um “eletroímã”. O eletroímã é alimentado pela mesma tensão de corrente alternada das bobinas do motor.

Bobinas do Gerador

Deste modo, as bobinas que geram o campo magnético são comumente conhecidas como “estator”. Já as bobinas e o ponto focal sólido do motor que gira são conhecidos como “armadura”. O motor dos geradores de energia de CA tem campos magnéticos com flutuação senoidal. Além disso, ao mesmo tempo em que o fluxo na bobina flutua adores de energia são máquinas que fornecem energia elétrica, convertendo energia
mecânica em eletricidade.

Essas máquinas geradoras de energia podem ser bastante úteis, especialmente durante falhas de energia. Como, por exemplo: geradores de energia de reserva.
Eles também fornecem energia em locais onde a energia da rede elétrica não está disponível (acampamentos, minas, etc.). Estes equipamentos são usados em todos os tipos de aplicações. Como, por exemplo: em aplicações residenciais, industriais e comerciais.

Geradores de Corrente Alternada

Existem muitos tipos de máquinas geradoras de energia nos dias de hoje. Deste modo, o tipo mais comumente usado de geradores de energia são os geradores de corrente alternada, por exemplo. Entretanto, quais são exatamente as diferenças entre um gerador de corrente alternada e outros tipos de geradores?

Em primeiro lugar, os geradores CA - comumente conhecidos como “alternadores” - são máquinas que geram uma corrente alternada. Ou seja, a potência ou tensão que o gerador produz transpõe alternativamente: de polaridade positiva para polaridade negativa. Gerando-se assim a mudança correspondente no curso do fluxo de sua corrente.

Semelhante aos geradores DC, os geradores AC precisam de bobinas para cortar os links de energia de um “campo magnético”. A bobina ou bobinas são conectadas a “anéis coletores” que entregam o fluxo de e para o “destino da carga”, completando assim o processo. Portanto, na metade da revolução completa, a bobina corta a área próxima à polaridade norte do campo magnético, por exemplo.

Corrente gerada pelo Gerador

Em segundo lugar, os elétrons passam pelo fio e um anel coletor no lado inferior tornase "positivamente carregado". Quando a bobina para nas proximidades do pólo sul do fio em sua segunda metade de revolução, o anel deslizante inferior muda de carga positiva para negativa e os elétrons viajam pelo fio. Quanto mais rápido a bobina gira, mais rápido o elétron têm fluxo, aumentando assim a taxa de recorrência (determinada em “Hertz”) da corrente gerada pelo gerador AC.

Em outras palavras, pode-se dizer que a função das bobinas dos geradores AC é criar um campo magnético no entreferro do rotor do gerador. Além disso, a polaridade dos fios acoplados aos geradores AC, são determinantes para que o fluxo de elétrons ocorra e a carga elétrica seja mantida! Portanto, os geradores de energia são de fundamental importância em aplicações com alto desempenho de carga elétrica.

Desvantagens dos Geradores CA

Uma das principais desvantagens dos geradores CA é que o motor deve ter alto nível de corrente fluindo pelos contatos giratórios. Isso pode criar faíscas e calor, os quais dissipam energia e podem reduzir a vida útil do motor. A maioria das turbinas de CA gera um campo magnético criado por um “eletroímã”.

Deste modo, o eletroímã é alimentado pela mesma tensão de corrente alternada das bobinas do motor. As bobinas que geram o campo magnético são comumente conhecidas como “estator”. Já as bobinas e o ponto focal sólido do motor que gira são conhecidos como “armadura”. O motor do geradores de energia de CA tem campos magnéticos com flutuação senoidal, ao mesmo tempo que o fluxo na bobina flutua.

A R7 Geradores é Especializada em Manutenção, Instalação e Venda de Grupo Motor Geradores. Empresa capixaba com sede no Município de Vila Velha ES fornecemos o serviços de Manutenção Periódica ou Emergencial para a geração de energia do seu negócio. Contamos com equipe de Especialistas e Consultores a para responder as suas dúvidas!

R7 Geradores o Serviço Autorizado MWM Geradores!

Quer saber mais ? Subscreva e receba material exclusivo