Unidade Vila Velha - Av Champagnat, 645, SL 403, CEP 29.101-390, Praia da Costa - Vila Velha - ES

Unidade Serra - R Mantena, S/N, QD P , LT 033, CEP 29.170-002, Nova Carapina I, Serra/ES

(27) 3109 - 8000

(27) 3109 - 8000

(27) 3109 - 8000

(27)3109-8000

Gerador de energia para a produção de açúcar – Como funciona?

Gerador de energia para a produção de açúcar – Como funciona?

Você sabe como funciona a geração de energia elétrica para a produção de açúcar? Pois saiba que a produção de cana de açúcar no Espírito Santo tem crescido nos últimos anos! Portanto, aproximadamente 40% do montante produzido destinam-se ao açúcar. Enquanto produzem-se aproximadamente 130 milhões de litros de etanol. Deste modo, o gerador de energia para produção de açúcar é de fundamental importância neste processo!

Como sabemos o grupo motor gerador (GMG) dos geradores MWM possuem elementos elétricos e mecânicos que podem gerar energia elétrica ininterrupta em uma potência de 800kVA até 1.250kVA. Além disso, realiza-se o processo de produção do açúcar refinado que chega aos supermercados através de vários processos, como, por exemplo: dissolução, cozimento, formação da massa, centrifugação, produção do melaço e açúcar refinado, por exemplo.

Portanto, aplica-se o gerador de energia para produção de açúcar nestas etapas do processo de transformação do produto primário em açúcar refinado! Em outras palavras, mantêm-se os elementos de processos da fábrica como máquinas de dissolução, atuadores dos dispositivos de cozimento, centrífugas, esteiras, sensores e atuadores em constante funcionamento para que a produção nunca pare.

Como funcionam os geradores de energia MWM para a produção de açúcar no Espírito Santo?

Gerador de energia para produção de açúcar
Gerador de energia para produção de açúcar

Em primeiro lugar, o gerador de energia para produção de açúcar no Espírito Santo pode ser empregado no processo primário de extração da matéria prima. Ou seja, nas etapas de extração e tratamento do caldo da cana, onde inicia-se o processo de fabricação de açúcar! Além disso, por meio da concentração do caldo por evaporação da água em processo de múltiplo efeito, o produto resultante é bombeado para os trechos de cozimento para a cristalização do açúcar, por exemplo.

Deste modo, aplicam-se os geradores MWM nesta fase primária de produção. Elementos de processos da produção de açúcar como: dissolvedores, sensores de temperatura, sensores ultrassônicos para bombas transportadoras. E conectam-se atuadores como moinhos, prensas hidráulicas e pneumáticas à malha CA-CC dos geradores de energia elétrica instalados na fábrica.

Em segundo lugar, com o devido funcionamento do grupo motor gerador ES, realiza-se o cozimento do caldo resultante antes da cristalização do açúcar em duas etapas:

  • Na primeira etapa, ocorre a evaporação da água do xarope para a cristalização da sacarose. Em outras palavras, o produto resultante desse cozimento é a mistura de cristais de sacarose com o licor-mãe! Ou seja, o mel formado.
  • Na segunda etapa, ocorre o processo de nucleação, onde produzem-se pequenos cristais de tamanho uniforme, por exemplo.
  • Deste modo, a separação dos cristais de sacarose do mel é feita pela centrifugação. No qual obtem-se dois produtos: o açúcar e o melaço;
  • Então, envia-se o melaço para a fabricação de álcool. Enquanto destina-se o açúcar ao secador para a retirada da umidade contida nos cristais. Além disso, após a secagem, leva-se o açúcar ao silo para ser ensacado e estocado, por exemplo.

Portanto, com a manutenção gerador ES, os geradores de energia vendidos e alugados pela R7 Geradores no ES devem atuar como o principal elemento de segurança do processo para que se possa garantir o funcionamento ininterrupto da produção de açúcar.

Etapas da produção de açúcar
Etapas da produção de açúcar

Em outras palavras, os geradores MWM funcionam como a garantia da continuidade do processo da extração do caldo da cana de açúcar e seus derivados! Como, por exemplo: o xarope, o melaço, o etanol e a cristalização do açúcar, por exemplo. Para isso, todos os elementos do controle de processos da fábrica devem ser alimentos com os geradores!

Deste modo, aplicando-se um plano de distribuição CA-CC para os elementos de processos, é possível que além da manutenção gerador ES seja realizado com eficiência, o modelo ideal de gerador seja escolhido para a produção do açúcar. Para uma fábrica média, recomenda-se geradores de 800kVA até 1.00kVA. Já para uma grande fábrica, é necessário que o dimensionamento para o fornecimento de energia elétrica seja de 1.00kVA até 1.250 kVA, por exemplo.

Quais são as etapas e como o gerador de energia para a produção de açúcar pode ser agregado em fábricas no ES?

A seguir, você vai conferir como o gerador de energia para produção de açúcar pode ser agregado nas fábricas produtoras de açúcar no ES! Portanto, como dissemos no tópico anterior, o processo de transformação da matéria prima em açúcar cristalizado envolve vários elementos de controle de processos, sensores e atuadores. Confira abaixo:

Máquinas de dissolução: Dissolução fracionada ou extração por solvente é uma técnica utilizada para fazer a separação de misturas heterogêneas que são formadas com mais de dois sólidos. Portanto, com os geradores MWM este processo nunca para, e os elementos derivados do xarope da cana de açúcar podem ser transformados nos processos subsequentes, por exemplo;

  • Atuadores de dispositivo de cozimentos: Os atuadores de dispositivos de cozimento, como tanques com válvulas e bombas podem contar com o fornecimento ininterrupto de energia elétrica! Deste modo, o cozimento consiste na concentração do xarope (ou méis) até uma leve supersaturação da solução. Neste ponto é introduzida a semente, que são os cristais microscópicos de sacarose;
Centrífugas: As bombas centrífugas têm como principal função bombear o fluxo de água centrífuga e transportar líquidos de um ponto a outro! Muitas vezes para esse processo acontecer, é necessária uma tubulação preparada próxima ao ponto onde acontecerá a captação. O seu funcionamento é ligado a um motor (elétrico, combustão ou vapor), que permite um aumento de pressão e altura do líquido durante o processo, assim possibilita transferir líquidos em diferentes elevações. Portanto, os geradores de energia elétrica da MWM são capazes de fornecer energia elétrica para estes motores, por exemplo;

Esteiras: As esteiras também podem ser alimentadas com os geradores da MWM! Deste modo, uma vez que possuem também uma função importante como elemento adjunto ao processo de produção de açúcar, elas transportam o bagaço da cana de açúcar para containers específicos, e também são responsáveis pela movimentação e transporte do açúcar ensacado para os galpões de distribuição;

  • Sensores: Há muitos elementos sensores no processo de fabricação do açúcar cristalizado que possuem funções distintas na transformação da cana de açúcar no produto final. Como elementos sensores da produção de açúcar, podem-se citar os sensores de temperatura, sensores de posição, sensores ultrassônicos, sensores capacitivos e sensores indutivos. Todos eles podem ser alimentados e conectados à malha CA-CC dos geradores de energia da R7 Geradores, por exemplo;
Atuadores: Assim como os sensores, atuadores como – pistões simples e de dupla ação, CLPs, as próprias esteiras, elevadores hidráulicos, prensas e bombas hidráulicas também podem ser conectados à malha dos geradores de energia elétrica, para que todas as etapas do processo de produção de açúcar cristalizado nunca parem;

  • Bombas hidráulicas: Bombas hidráulicas são elementos de processo dentro da produção de açúcar responsáveis pelo fenômeno de transporte do xarope. Deste modo, garantindo-se que este líquido com viscosidade definida seja levado da etapa de extração do caldo até o cozimento, onde ocorre a extração dos cristais da sacarose. Além disso, as bombas hidráulicas também estão conectadas aos geradores MWM.
Elementos pneumáticos: Elementos pneumáticos, como pistões de simples e dupla ação, prensas pneumáticas e movimentadores pneumáticos também podem estar conectados aos geradores MWM instalado nas fábricas no ES! Deste modo, o processo de prensagem e ensacamento do açúcar como produto final pode estar protegido com o fornecimento ininterrupto de energia elétrica, por exemplo.

Portanto, viu só como o grupo motor gerador ES da R7 Geradores em parceria com a MWM são de fundamental importância para que o processo de produção e extração de açúcar no ES realize-se de forma segura e com total eficiência? Deste modo, entre em contato agora mesmo com a nossa equipe de consultores especializados em bem atendê-lo(a) e solicite um orçamento!

Geradores de energia para produção de açúcar no Espírito Santo – R7 Geradores: Por que podemos oferecer as melhores soluções em fornecimento de energia para processos industriais?

A R7 Geradores é Especializada em Manutenção, Instalação e venda de geradores no ES

Empresa capixaba com sede no Município de Vila Velha Espírito Santo: Fornecemos os serviços de Manutenção Preventiva e Emergencial para a geração de energia do seu negócio. Contamos com equipe de Especialistas e Consultores especializados para responder as suas dúvidas em relação à venda de geradores no ES

A R7 Geradores é Especializada em Manutenção, Instalação e Venda de Grupos Geradores! Somos também um Serviço Autorizado MWM Geradores no Espírito Santo! Portanto, podemos propor a solução ideal em instalação e manutenção de gerador de energia para produção de açúcar e fornecimento ininterrupto de energia no ES. 

Venda de geradores no ES
Venda de geradores no ES

Você tem dúvidas sobre gerador de energia para backup no Espírito Santo? Deixe nos comentários. 

A R7 Geradores tem a linha completa de Grupos Geradores de 10kVA a 1.250kVA para atender sua necessidade em energia segura e de qualidade. Não arrisque! Entre em contato com nossa equipe de consultores e especialistas, que iremos atendê-lo com maior prazer. 

Temos o melhor custo-benefício do mercado.  Consulte-nos para agendarmos uma visita e fazermos o seu orçamento!!! 

CONTATOS 

Telefones: 27 3109-8000 / 27 99581-0001

[email protected]

https://www.facebook.com/R7GeradoresdeEnergia
https://www.instagram.com/r7geradores/
https://br.linkedin.com/company/r7geradores